quinta-feira, 16 de março de 2017

Degustação dos Vinhos do Douro Superior


A apresentação dos vinhos portugueses da região do Douro, vinho branco Golpe 2015 e o vinho tinto Chronicle Vineyards 2013, foi realizada no dia da Degustação da Confraria Gran Estirpe, no dia 6 de março, no Iate Clube do Rio de Janeiro.


Iate Clube do Rio de Janeiro
      
Cristiane Miranda e Paulo Coelho Vaz

Vinhos do Douro Superior

Essa degustação dos vinhos do Douro foi realizada por Paulo Coelho Vaz, Confrade da Confraria Gran Estirpe, que iniciou a apresentação com o vinho branco Golpe 2015. Este vinho possui as seguintes castas em sua composição: Rabigato, Viosinho e Gouveio.


Apresentação dos Vinhos por Paulo Vaz

O vinho branco Golpe 2015 é produzido pela Quinta Vale do Olmo, propriedade situada na região demarcada do Douro, e que está localizada 550 metros de altitude na região do Douro Superior. As uvas deste vinho vieram de vinhedos com mais de 20 anos foram colhidas manualmente e acondicionadas em caixas de 20 quilos, e posteriormente foram processadas. A fermentação ocorreu em tanque Inox com temperatura controlada, e foram produzidas somente 4.000 garrafas. Este vinhos possui as seguintes características: tons de amarelo e de verde e aromas cítricos e minerais.


Golpe 2015

O vinho tinto Chronicle Vineyards 2013 também é da região do Douro Superior, produzido no vinhedo Cornalheira, que possui altitude que varia de 350 a 400 metros. As castas Touriga Nacional (86%), Touriga Franca (12%) e Tinta Roriz (2%) compuseram a assemblage das 6.000 garrafas produzidas (o engarrafamento ocorreu em 2015). A fermentação foi realizada em Tanque Inox e a maturação ocorreu em barril de carvalho francês (40%) e em tanque Inox (60%). Este vinho possui as seguintes características: cor rubi brilhante, aroma de frutas vermelhas frescas e tanicidade equilibrada (com final longo).



Chronicle Vineyards 2013


Agradeço a apresentação dos vinhos do Douro Superior à Paulo Coelho Vaz, que foi realizada no dia da memorável Confraternização da Confraria Gran Estirpe.

Cristiane Miranda
Presidente da Confraria Gran Estirpe

Saúde!

2 comentários:

Celso Mendonça disse...

Olá Cristiane. O nosso evento foi realmente memoravel e sua organização foi perfeita. Ótima reportagem sobre a apresentação dos vinhos que o Paulo Vaz nos trouxe. Parabéns! Celso Mendonça.

Cristiane Miranda da Silva disse...

Confrade Celso,
Agradeço-lhe as sinceras palavras acerca da organização e da degustação da Confraria Gran Estirpe.
Santé!